Ração seca: Deixe a disposição em uma tigela de preferência onde os bigodes não encostem nas laterais.
Ração úmida/sachês: Contribuem muito para manter a hidratação do felino (felinos bebem pouca agua), porem cuidado para não deixar o alimento exposto ao tempo; consumo imediato. Dica: colocar um pouco de água dentro do sachê, a maioria adora o caldinho, isso ajuda muito na sua hidratação.
Água: Espalhe pela casa diferentes tipo de tigelas ( inox, porcelana, fonte de agua etc ). Observe qual tipo o seu gatinho aprecia mais. Os favoritos aqui são: barro, cerâmica/porcelana. Evite de deixar a tigela de ração muito próximo a tigela de água.
Existem diversos tipos de areias e granulados no mercado, observe as preferencias do seu gatinho, prefira os sem perfume. Mantenha sempre a caixa limpa. Caso o seu gatinho esteja com dificuldades de usar a caixa; experimente muda la de lugar, observe se ela não está muito pequena. Use pelo menos uma caixa por felino, caso passe o dia fora de casa, recomendamos uma a mais.
Gatos são auto limpantes. Banhos só em caso de necessidade. Com o estresse causado pelo banho, sua imunidade baixa, ficando sujeito ao aparecimento de doeças. Dar banho em casa é uma tarefa muito dificil, prefira levar seu gatinho em pet shops especializados.
Gatos de pelos longos merecem mais atenção quanto a escovação.
Ele pode não se sentir confortável nos primeiros dias. Mesmo que ele pareça não estar nem aí para você, fale bastante quando ele tiver por perto, para que ele se acostume com sua voz. Arrume algo que pareça uma toca, pode ser uma simples caixa de papelão para começar ( eles adoram! ). Deixe água e ração onde ele possa ver, e um pouco mais afastado a caixa higiênica. Agora que ele sabe onde estão as coisinhas dele, deixe ele descansar, cada gatinho tem sua personalidade, seu tempo...
COLEIRA COM GUIZO :
Vai contra a natureza dos bichanos. Por isso, o melhor é evitar o acessório, que pode causar muito estresse ao pet. Estresse causa uma série de problemas de saúde.